quinta-feira, 26 de junho de 2008

Comunicação e Economia de Energia

PROBLEMA
O governo da Prefeita Maria do Carmo, desde que assumiu a Prefeitura de Santarém em 2005, executa ações de combate ao desperdício do dinheiro público. Em secretarias, coordenadorias e prédios da Prefeitura era registrado alto consumo de energia elétrica, um gasto significante dos recursos municipais.
-----------------
DIAGNÓSTICO
A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Infra-Estrutura, a fim de reduzir o consumo de energia elétrica criou a Unidade de Gestão Energética, a UGEM, quando Santarém passou a ter um Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica, através do qual foram levantadas e organizadas diferentes atividades desenvolvidas pela Prefeitura, identificando áreas da competência municipal com potencial de redução de consumo de energia elétrica, bem como permitiu a implantação de novas atividades com qualidade de eficiência energética. O Governo, por sua vez, trocou lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de vapor de mercúrio, gerando economia na Iluminação Pública, mais de oito mil pontos foram trocados e quase dois mil novos instalados. Mas, a economia de energia nos prédios públicos dependia diretamente do envolvimento dos servidores municipais.
-----------------
PLANO
Era necessário sensibilizar servidores públicos municipais em todas as secretarias, coordenadorias e prédios públicos. A estratégia era envolver todos, do Secretário ao vigilante, em um “combate” aos gastos desnecessários com energia elétrica. Então, a Vanguarda propôs um desafio para os servidores municipais de Santarém e fez uma campanha junto a eles com o tema: “Mudança de Hábito. É hora de poupar energia.”
-----------------
EXECUÇÃO
Em parceria com a Unidade de Gestão Energética, cartazes, folderes e camisas foram distribuídos em todas as secretarias e coordenadorias do Governo. Nos murais, corredores, recepções, banheiros, refeitórios, os servidores da Prefeitura eram convidados a mudar de hábito e poupar energia.
-----------------
RESULTADO
Em 2007, a Prefeitura contabilizou redução de R$ 600 mil, referente ao ano anterior, nas contas de energia elétrica. A conquista foi reconhecida pela ELETROBRÁS, por meio do PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - e pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM e no último dia 24 de junho, em Brasília, a Prefeitura de Santarém foi agraciada com o Prêmio PROCEL Cidade Eficiente em Energia Elétrica, na categoria Gestão Energética Municipal. Além da premiação, o PROCEL e o IBAM vão publicar as experiências premiadas, como exemplos de boas práticas, e as enviarão para órgãos dos Governos Federal, Estaduais e Municipais envolvidos no combate ao desperdício de energia.