sexta-feira, 27 de junho de 2008

Hospital de Santarém salva vidas

Para anunciar o pleno funcionamento das atividades fundamentais do Hospital Regional do Oeste, o governo do Estado está colocando no ar uma série de VTs. Quatro, de 30 segundos de duração, foram veiculados especificamente no Oeste do Estado. Já o VT de um minuto, que pode ser visto aqui, será exibido em todo o Estado. As imagens colocam por terra a versão, veiculada pelos adversários políticos do governo, de que o Hospital não estaria funcionando. Está. E salvando vidas. Os Vts de 30 segundos foram criados por Chico Cavalcante e Rúbia Correa, da Vanguarda Santarém, com pré-produção de Jonas Menezes e produção da Digital Produções. Já o VT de um minuto tem a seguinte ficha técnica:

Cliente: Secretaria de Estado de Comunicação - Belém
Produto: Institucional Saúde
Agência: Vanguarda Propaganda
Produtora: Digital produções
Duração: 1”
Direção: Anderson Reis
Criação: Chico Cavalcante/Moana Luri
Atendimento: Luciana Chaves/Juliana C. Lima

No site do Clube de Criação de São Paulo

Assista ao filme criado pela paraense Vanguarda e produzido pela Cinema Animadores para divulgar a iniciativa do Governo do Estado do Pará de plantar 1 milhão de árvores, principalmente espécies nativas, na Amazônia, até 2013.
Realizado em animação 3D, com textura de massinha e efeito de "stop & motion", o filme chega à telinha neste domingo (29).
Parte da campanha 7 Bilhões de Árvores, liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Centro Mundial de Agroflorestas (ICRAF, sigla em inglês), a ação quer sensibilizar os setores público e privado mundiais sobre a questão do aquecimento global, enfatizando os benefícios do plantio de árvores. Criação é de Chico Cavalcante e Moana Luri, com atendimento de Luciana Chaves e Juliana Chaves e aprovação de Fábio Castro e Ana Júlia Carepa. Clique aqui e veja:

http://www.ccsp.com.br/ultimas/noticia.php?id=32833#bottom

Ficha técnica:

Cliente: Secretaria de Estado de Comunicação - Belém
Produto: Plantio de Árvores
Agência: Vanguarda Propaganda - PA - Belém
Produtora: Cinema Animadores
Titulo Original: 1 Milhão de Árvores
Duração: 30”
Direção: Marco Casson
Áudio: Kleber Barros

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Comunicação e Economia de Energia

PROBLEMA
O governo da Prefeita Maria do Carmo, desde que assumiu a Prefeitura de Santarém em 2005, executa ações de combate ao desperdício do dinheiro público. Em secretarias, coordenadorias e prédios da Prefeitura era registrado alto consumo de energia elétrica, um gasto significante dos recursos municipais.
-----------------
DIAGNÓSTICO
A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Infra-Estrutura, a fim de reduzir o consumo de energia elétrica criou a Unidade de Gestão Energética, a UGEM, quando Santarém passou a ter um Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica, através do qual foram levantadas e organizadas diferentes atividades desenvolvidas pela Prefeitura, identificando áreas da competência municipal com potencial de redução de consumo de energia elétrica, bem como permitiu a implantação de novas atividades com qualidade de eficiência energética. O Governo, por sua vez, trocou lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de vapor de mercúrio, gerando economia na Iluminação Pública, mais de oito mil pontos foram trocados e quase dois mil novos instalados. Mas, a economia de energia nos prédios públicos dependia diretamente do envolvimento dos servidores municipais.
-----------------
PLANO
Era necessário sensibilizar servidores públicos municipais em todas as secretarias, coordenadorias e prédios públicos. A estratégia era envolver todos, do Secretário ao vigilante, em um “combate” aos gastos desnecessários com energia elétrica. Então, a Vanguarda propôs um desafio para os servidores municipais de Santarém e fez uma campanha junto a eles com o tema: “Mudança de Hábito. É hora de poupar energia.”
-----------------
EXECUÇÃO
Em parceria com a Unidade de Gestão Energética, cartazes, folderes e camisas foram distribuídos em todas as secretarias e coordenadorias do Governo. Nos murais, corredores, recepções, banheiros, refeitórios, os servidores da Prefeitura eram convidados a mudar de hábito e poupar energia.
-----------------
RESULTADO
Em 2007, a Prefeitura contabilizou redução de R$ 600 mil, referente ao ano anterior, nas contas de energia elétrica. A conquista foi reconhecida pela ELETROBRÁS, por meio do PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - e pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM e no último dia 24 de junho, em Brasília, a Prefeitura de Santarém foi agraciada com o Prêmio PROCEL Cidade Eficiente em Energia Elétrica, na categoria Gestão Energética Municipal. Além da premiação, o PROCEL e o IBAM vão publicar as experiências premiadas, como exemplos de boas práticas, e as enviarão para órgãos dos Governos Federal, Estaduais e Municipais envolvidos no combate ao desperdício de energia.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Folha de São Paulo, 31 de maio de 2008

Na coluna Painel, a mais lida do jornal mais lido do país: "PT ao tucupi. A paraense Vanguarda Propaganda, de Chico Cavalcante, deixou para trás agências nacionais de porte e venceu a concorrência para produzir os programas do PT, a começar pelo que vai ao ar no próximo dia 5".

Vanguarda cresce

A Vanguarda lança esta semana sua campanha de posicionamento utilizando comercial de TV, outdoors e hot site, além de ações de e-marketing. "Não é comum que uma agência se venda assim; o mais comum é que a agência apresente-se ao mercado como ganhadora de prêmios, como laureada. Nós somos. Não há nenhum prêmio nacional importante que não esteja em nossa parede. Mas isso não é importante quando o que está em questão é a competência para ajudar um candidato a se eleger", explica Alcindo Cavalcante, sócio-diretor da agência. A idéia é apresentar a agência às vésperas do processo eleitoral "em um mercado gigantesco, que envolve múltiplas candidaturas nos mais de cinco mil municípios do país", explica Juliana Chaves, gerente de operações da Vanguarda. A campanha antecipa o movimento frontal que fará a Vanguarda, avançando para mercados antes fechados para agências do norte do país, como o centro-oeste e o sul do país. "A partir da atração dos parceiros certos, a Vanguarda está crescendo e se multiplicando. Depois da criação da V2/Vanguarda, que trabalha exclusivamente com comunicação de varejo, da criação da estrutura em Santarém, chegou a hora da Vanguarda desdobrar-se para outros mercados", confirma Juliana. "É uma marcha para frente que não terá retorno", enfatiza Alcindo. "Até agora estamos realizando trabalho de pré-campanha no Pará, na Bahia, no Rio Grande do Sul, no Mato Grosso, no Amazonas e no Acre", destaca. "Já somos a primeira agência do norte com filiais e acordos operacionais fora da praça de origem", retoma Juliana, para concluir, "agora, vamos nos instalar em Brasília, de onde poderemos alcançar com custos menores os mercados do centro-oeste e do sul do país". A produção do comercial de TV é da Kilo Filmes.