sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Pontos de Cultura no Pará

Os Pontos de Cultura fazem parte do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura (Minc). A ampliação do número de Pontos de Cultura no Pará foi articulada pelo governo Ana Júlia durante a visita do então ministro da Cultura, Gilberto Gil, a Belém, em abril deste ano.
O Edital, lançado no dia 9 de outubro, prevê o repasse de até 180 mil reais às instituições que atuem na produção artístico-cultural há pelo menos dois anos, contribuindo para a inclusão social e a construção da cidadania; seja por meio da geração de emprego e renda, seja por meio de ações de fortalecimento das identidades culturais.
Os projetos devem, ainda, propor o desenvolvimento de ações continuadas em pelo menos uma das seguintes áreas: Culturas Populares, Grupos Étnico-Culturais, Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas, e/ou Ações Transversais. As inscrições vão até o dia 15 de dezembro e serão selecionados 60 Pontos de Cultura em todo o Pará.
Informações: 4009-8745 e 4009-8746
Site: www.cultura.gov.br/culturaviva


Prêmio Bolsa Trabalho

O Bolsa Trabalho concorreu ao Prêmio Práticas Inovadoras de Gestão, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com 600 projetos de todo o Brasil e ficou em quarto lugar. Mas esse não foi o primeiro reconhecimento do programa. O Bolsa Trabalho já foi considerado pelo Banco Mundial como o maior programa de qualificação de jovens em execução na América Latina. A meta do Bolsa Trabalho é qualificar 120 mil jovens até o final de 2010.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Ficha técnica demonstra trabalho coletivo

O premiado logotipo do Banco do Estado do Pará foi criado por Chico Cavalcante, com desenho final de Phernando Silva, Rui Bastos e Márcio Beltrão, atendimento de Alcindo Cavalcante, Dina Batista, Luciana Chaves e Juliana Lima e aprovação inicial de Edilson Rodrigues, presidente, e Ana Júlia Carepa, governadora do Pará, com aprovação final do Conselho Administrativo da instituição, presidido pelo professor doutor Cláudio Puty.

Logotipo do Banpará é premiado











Logotipo é o símbolo visível de um conceito. A Vanguarda acertou em cheio ao traduzir os traços do novo modelo de desenvolvimento implementado no Pará para a marca do Banco do Estado. A agência criou o novo logotipo, a identidade visual completa e o manual de aplicação da marca, que começa a mudar a cara das agências do Banco espalhadas por cerca de 50 municípios. Com um desenho moderno, expressando solidez e dinamismo, o logotipo está tendo o reconhecimento merecido. Inclusive internacionalmente, como noticiado no último domingo em O Liberal, na página Marketing.Com.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Governo do Pará busca parceria internacional

A governadora Ana Júlia Carepa lidera missão governamental e empresarial em viagem à República Popular da China, nos dias 5 a 14 de novembro, com a perspectiva de estimular negócios e intercâmbios institucionais com aquele país. A viagem e seus benefícios são objeto da nova campanha de mídia eletrônica do Governo do Pará.
Dois filmes de 30 e 15 segundos destacam os principais ganhos do Estado com a visita oficial e mostram cenas das atividades e visitas realizadas em território chinês. Criação Vanguarda, com execução da Digital Produções.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Chico Cavalcante é destaque em matéria nacional

Dia 02 de novembro, o jornal Folha de S Paulo, um dos mais importantes e influentes do país, publicou matéria, assinada pela reporter Ana Flor, em que analisa as restrições impostas pela legislação eleitoral e o impacto disso na propaganda de rádio e TV nas cidades mais importantes do país, inclusive aquelas que não são capitais de estado. Conclui que custos mais altos nas disputas nas médias e pequenas cidades e o aumento da disputa para o legislativo levaram importantes marqueteiros para o interior do país. Dentre os citados e entrevistados na matéria estão Chico Santa Rita, Duda Mendonça e Chico Cavalcante, da Vanguarda, nominado na matéria como o marqueteiro "que atende o PT nacional". Chico, que na foto abaixo aparece na companhia da Ministra Dilma Roussef e da jornalista Vera Paoloni, estará na próxima quinta-feira em Brasília, onde reunirá com o presidente nacional da legenda, Ricardo Berzoini, e com o secretário nacional de comunicação, Gleber Naime, tratando das próximas ações de comunicação do Partido dos Trabalhadores.

Desenvolvimento chega ao campo

O Pará é o segundo maior estado do país com uma extensão de 1.247.689,515 km² (maior que Angola, França ou Portugal). Está situado no centro da região norte e tem como limites o Suriname e o Amapá a norte, o oceano Atlântico a nordeste, o Maranhão a leste, Tocantins a sudeste, Mato Grosso a sul, o Amazonas a oeste e Roraima e a Guiana a noroeste. Um estado continental, que merece do governo do Estado, pela primeira vez em décadas, uma atenção descentralizada, que prevê investimentos em todas as regiões e uma atenção especial ao campo e aos trabalhadores da zona rural. O VT que exibimos aqui, criado pela Vanguarda e produzido pela Digital, faz um apanhado dessas ações, mostrando que a atenção do governo está para além dos centros urbanos e vê o novo modelo de desenvolvimento como a somatória de ações que integram as regiões e propiciam soluções, respeitando a diversidade.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Santarém entre as 27 melhores do Brasil

O programa “Cadastrando Nossa Gente”, iniciativa da Prefeitura de Santarém, administrado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS), está na final do 2º Prêmio de Práticas Inovadoras na Gestão do Programa Bolsa Família (PBF), iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Antes a experiência, juntamente com outras 443 de todo o Brasil, já havia sido selecionada para ser publicada no Observatório de Boas Práticas na Gestão do Programa Bolsa Família. Agora foram escolhidas apenas 27 práticas, dentre elas à desenvolvida em Santarém.
A premiação acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro em Brasília, quando as iniciativas escolhidas pela Comissão Julgadora serão apresentadas ao público em um evento que contará com a presença do Presidente da República. No momento de premiação dessas 27 práticas, serão apontadas seis experiências municipais e quatro estaduais vencedoras do prêmio para participar de viagens ao México, Chile e Colômbia, onde vão conhecer experiências de transferência de renda.
A Prefeita Maria do Carmo e Secretária de Trabalho e Assistência Social, Ana Elvira Alho, irão a Brasília receber a premiação.
Para o processo de seleção, visando à premiação a nível nacional, o setor de Cadastro Único da SEMTRAS recebeu, no dia 31 de outubro, a visita de técnicos do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS).
O Prêmio – A segunda edição do Prêmio Práticas Inovadoras na Gestão do Programa Bolsa Família é uma iniciativa que pretende identificar as melhores e as mais inovadoras práticas na gestão do PBF; valorizar e divulgar o trabalho dos dirigentes e equipes municipais e estaduais responsáveis por essas experiências; estimular a disseminação e o intercâmbio dessas práticas e contribuir para o aumento da eficiência e da eficácia do Programa.
Para a titular da Prefeita de Santarém, o prêmio é resultado da seriedade, da transparência e do compromisso com que o Governo Municipal trata o PBF. "Essa premiação é fruto de um planejamento que começou no início da gestão, em 2005. É um reconhecimento pela forma responsável e transparente com que administramos o programa em Santarém”. Para Ana Elvira, titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS), é a coroação de um trabalho árduo, “mas que nos dá satisfação, pois conseguimos colocar alimento na mesa de muitas famílias santarenas. Incluímos no programa, de forma inédita, todas as famílias remanescentes de quilombos e abrangemos todas as comunidades de Santarém no programa, que até antes de 2005, era essencialmente urbano", concluiu a Secretária.