quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Amazônia em traços e cores

A identidade corporativa se traduz e se manifesta de várias maneiras: na marca gráfica da empresa, nas suas comunicações (interna e externa), no seu ambiente de produção ou atendimento, no tratamento que dá ao cliente, nas apresentações de seus profissionais, no seu material impresso, no seu nome, no seu portfólio de produtos etc. Todas essas manifestações contribuem para a construção da imagem corporativa, que se traduz, por fim, no conjunto de elementos pictóricos que representam visualmente, e de forma sistematizada, o nome, idéia, produto, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo gráfico e conjunto de cores aplicados em sua representação bi ou tridimensional. A Amazônia, e o Pará em particular, vem desenvolvendo ao longo das três últimas décadas uma gama expressiva de excelentes trabalhos na área de design gráfico e identidade corporativa, reconhecidos inclusive em publicações especializadas internacionais. Mas não existe nenhuma publicação que sirva de referência e registro dessa rica produção. Para ocupar essa lacuna, a Labor Editorial estará, a partir de janeiro de 2008, abrindo as inscrições para o I anuário de identidade corporativa e design gráfico da Amazônia. Poderão se inscrever agências, escritórios de design, estudantes e profissionais independentes. O Anuário deve ser publicado e lançado em outubro de 2008, nas comemorações do Círio de Nazaré, em Belém. A Vanguarda criou a logomarca, a capa e está desenvolvendo o hot site que será usado para receber as inscrições. A editora espera captar patrocínio, público e privado, para viabilizar a publicação.