quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Vale ou não vale

A Companhia Vale do Rio Doce lançou no inicio da tarde desta quinta-feira (29/11) a nova logomarca da mineradora. A partir de agora, a empresa será conhecida só como Vale. A nova identidade foi lançada em cerimônia para gestores internacionais da companhia no Forte de Copacabana, em Copacana, Zona Sul do Rio. O presidente da mineradora, Roger Agnelli, disse que o momento é "extremamente oportuno" para essa nova visão da Vale."Um evento como esse permite a gente sonhar. É um compromisso nosso de nos tornarmos a maior e melhor mineradora do mundo", disse Agnelli à platéia. No mercado, comenta-se que o lançamento da nova marca, a cargo da agência Africa (é assim mesmo, sem acento, em português ruim, mas você é obrigado a ler corretamente, como se acento houvesse e fosse escrito em português corrente) custou aos cofres da companhia nada menos que U$ 50 milhões em desenvolvimento e divulgação mídia. Ocorre que a aclamada logo, além de apresentar desenho óbvio e traços sem personalidade, é exatamente idêntica à logo de uma fábrica de sapatos e sua apresentação gráfica é muito próxima da já utilizada por um banco. Ou seja, essa foi a "chupada" mais cara da história da propaganda mundial. É bem Brasil isso...