terça-feira, 20 de novembro de 2007

Acertando no alvo

A Vanguarda fez, no início do ano de 2007, um outdoor para exibição na praça Belém que gerou comentários, alguns até mesmo agressivos. A imagem única na peça era a de uma bomba de artilharia aérea na qual se via, grafada em sua superfície, a logomarca da agência, em vermelho, contrastando com a superfície metálica e rústica do artefato. Alguns disseram se tratar de uma demonstração de "belicismo"; outros, que era inapropriado falar em guerra quando mundo quer paz. Ambos estavam redondamente enganados. O anúncio que publicamos meses depois não foi uma resposta aos detratores, eles próprios parte involuntária de nossa estratégia de posicionamento. Era, sobretudo, o segundo capítulo de uma ação que buscava, justamente, permanecer em pauta num momento em que a agência ganhava um contorno novo, dividindo sua operação e sua estrutura em duas unidades físicas distintas, uma (a Vanguarda) para atender exclusivamente a entes públicos, organizações não governamentais e campanhas políticas; outra (a V2/Vanguarda) dedicada exclusivamente ao varejo, com foco no mercado privado. Era um movimento ousadíssimo e, para muitos, arriscado. Deu certo. Hoje podemos comemorar a realização de um movimento inédito no mercado local e que cuja operação foi coberta de sucesso, com ambas as estruturas podendo apresentar balanços positivos e consolidando-se em suas áreas. Em 2007, a Vanguarda Propaganda viu crescer em 150% sua carteira de clientes e a V2/Vanguarda contabiliza um crescimento de receita da ordem de 35% em apenas um ano e meio de operação. Resultado: acertamos no alvo.